
Seis meses depois
Diretoria assumiu em julho com promessa de profissionalização e transparência, mas nada foi feito. Reprovação das contas não é causa da crise, mas consequência
Prezado médico,
Neste mês de dezembro, a atual diretoria completa seis meses à frente da Unimed-Rio e nos perguntamos o que de fato mudou na relação com o cooperado. Fomos informados das principais dívidas da Cooperativa? Algum plano de recuperação foi apresentado? Participamos de alguma decisão importante para o futuro da operadora? Infelizmente o cooperado continua afogado em um mar de dúvidas e isolado das principais ações tomadas pela diretoria, sendo insistentemente convocado apenas para colocar mais dinheiro sem nenhuma garantia.
A atual administração assumiu ainda como Conselho Gestor em julho, com o carro chefe da transparência e da gestão profissional, que previa a contratação de um gestor especializado em lidar com empresas em crise.
Porém, nada disso se materializou. O CEO especializado em crise não foi contratado. O cooperado não participa e nem é comunicado de absolutamente nenhuma decisão tomada. Apenas informes genéricos são divulgados. Não se sabe quais medidas estão sendo, de fato, tomadas para recuperar a Cooperativa.
Nenhum plano de metas foi apresentado, muito menos um programa de demissão de parte dos mais de 4 mil funcionários. Nenhum ativo foi vendido.
Nenhuma documentação foi apresentada, nem mesmo quando requerida pelos cooperados. Não se sabe o que foi pago, quem foi pago ou quantos funcionários foram demitidos. Não foi realizada a devida perícia nas contas reprovadas, e sim contratada uma 3ª auditoria.
Qual o resultado disso? Transparência ZERO = Falta de credibilidade.
O tempo passou e a diretoria começou a atrasar o pagamento, que já sofre desconto duvidoso. A única solução oferecida foi a insistente necessidade de injeção de recurso do cooperado na Cooperativa. Os informes foram sempre no sentido de que "estamos trabalhando e muita coisa está sendo feita". O quê? Não se sabe, nunca foi dito.
Dentro do principal objetivo da AMECOOP de resguardar os direitos de todos os cooperados e ex-cooperados da cooperativa, somente com uma perícia contábil o médico acreditará nos números apresentados pela diretoria. Se você ainda não conhece a AMECOOP, acesse www.amecooprio.com.br. Somente com profissionalismo, transparência e organização vamos conseguir contribuir para a união da classe médica.